Nossa história

História
Conheça nossa história

Fundação do Hospital Nossa Senhora da Piedade

A fundação se deu em 09 de junho de 1935, por iniciativa do Padre João Zanella – na época, o pároco local, sendo concluído e inaugurado no mês de novembro de 1938. Legalmente constituído como sociedade civil de direito privado em 19 de julho de 1939, para fins filantrópicos, a obra do Hospital foi possibilitada pela doação de famílias com maior poder aquisitivo da cidade, que contribuíram com recursos e trabalho para a sua concretização. A comissão executiva que deu início aos trabalhos era composta por Raymundo Aléssio, Ítalo Bertoldo, Ângelo Baldissera e um conselho de sócios cotistas. A primeira diretoria eleita tinha os seguintes sócios: Presidente – José Girardello, Vice-presidente – Giacomo Rossato, Secretário – João Luiz Busato, Tesoureiro – Ítalo Bertoldo, Conselho Fiscal – João Volcato, Angelo Girardello e Valentin Rossato, Médico Clínico – Dr. Romeu Bolson.

Na página 87 do livro “Nova Palma – Berço e Maturidade”, de Maury Langone, encontra-se a seguinte informação: “Por iniciativa do Pe. Luiz Sponchiado, que havia assumido a direção da paróquia, em 1957 a Entidade deixou de ser administrada por leigos e foi entregue para tutela e direção da Ordem Religiosa

das Irmãs Palotinas.” Desde 1957 até hoje, as Irmãs seguem à frente do Hospital, dedicando sua vida e seus serviços à entidade. Em 05 de novembro de 1977 o novo prédio do Hospital foi inaugurado, após constatação de que o prédio atual apresentava problemas ocasionados pelo intenso uso e pela falta de manutenção. A responsabilidade técnica do novo Hospital ficou a cargo do Engenheiro Wilson Aita e a execução por Celestino Baldissera.

Veja as novidades ou entre em contato